Tuesday, January 02, 2007

Análise do site “BBC BRASIL”




Por Bárbara Brilhante; Cristiane Oliveira;
Hyury Potter; Vanessa Monteiro
Curso de Comunicação Social da UFPA


Introdução

Neste trabalho faremos a análise da versão brasileira do site da BBC (British Broadcasting Corporation), fazendo uma breve passagem pelo original britânico.

Iniciaremos com um apanhado geral sobre a internet como um ambiente de comunicação e uma linguagem a ainda em desenvolvimento, mas desde já eficaz e promissora. Em seguida, faremos a análise técnica do site propriamente dita: aspectos da notícia, pontos positivos e negativos e o que há a melhorar.

Concluiremos com a análise crítica acerca da finalidade deste site e associações desta realidade com o conteúdo já apreendido na disciplina.


Resumo teórico

Diante da emergência de uma nova forma de comunicação, nada mais natural que o surgimento de dicotomias. No caso das “Novas Mídias”, mais precisamente Internet, as discussões principais giram em torno do destino dos outros meios: Será o fim do livro? Do jornal? Sabemos que não. TV não destruiu o rádio, tampouco o cinema acabou com o teatro. Na realidade as novas tecnologias vêm para conviver no mesmo espaço, o tempo se encarregará de fazer os ajustes e suprimir o que porventura se tornar obsoleto.

A credibilidade é também um outro fator a ser ponderado: com a promulgada instantaneidade da net, o conteúdo é posto xeque, há tempo suficiente para que a apuração seja feita com o rigor necessário? Ou a preocupação com o “tempo real” é a prioridade?

Ressaltemos que a amplitude deste novo meio de comunicar vai além do suporte, é uma interface para múltiplos objetivos comunicacionais: A emissão de mensagens de vários para um, ou de um para muitos: notícias, educação à distância, organização / sistematização do conhecimento, utilidade pública, serviços, publicidade, entretenimento, comunicação institucional, entre outros.

A linguagem jornalística na Internet está ainda em fase de construção e aprimoramento. De acordo com a ênfase dada a cada uma das principais variáveis, é atribuída uma nomenclatura distinta:

- Jornalismo on-line: Veiculação “instantânea” de notícias.


- Webjornalismo: Produção jornalística sob a interface Web

- Jornalismo digital: produção e veiculação de conteúdos jornalísticos em formato digital.

- Jornalismo em rede: designa a convergência tecnológica, profissional e sociocultural que vêm envolvendo a atividade ( blogs, fotologs, comunidades virtuais...).


No que diz respeito à produção, existem três gerações de evolução que existem concomitantemente:

- Primeira Geração:Utilização do conteúdo produzido originalmente para o jornal impresso, apenas recodificado para a interface web.


- Segunda Geração:Produção efetiva para de conteúdos para veiculação on-line, com adoção de design gráfico, critérios de edição específicos para o ambiente virtual, utilização do Hipertexto, recursos de interação com o público e a incorporação de memória como um serviço ao leitor.

- Terceira Geração:Realização de projetos editoriais específicos para a Internet, rompendo com a periodicidade diária e aplicada em intervalos de tempo bastante reduzidos, praticamente de forma contínua.


A BBC e sua história

A BBC é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1927. Possui excelente reputação nacional e internacional, sendo freqüentemente considerada a mais respeitada estação de televisão do mundo.

Durante a Segunda Guerra, a BBC desempenhou um papel de grande importância, já que através dela muitos países puderam receber informações sobre o que acontecia no mundo. Dentre eles, estavam incluídos França, Itália e Alemanha, que receberam transmissão do noticiário em língua local.

Foi neste período também que a FEB (Força Expedicionária Brasileira) pôde ser motivo de atenção, quando enviou um correspondente brasileiro – Francis Hallawell – para acompanhar o trabalho dos militares na Itália. Desta forma, o Brasil teve como escutar as transmissões de rádio, também em língua local, sobre os acontecimentos da guerra.

Após esse período, com a BBC já atuando com o português, o espanhol e o árabe, a empresa teve como se expandir e, hoje, possui 43 serviços de línguas.Com o crescimento da equipe, a inclusão da tecnologia globalizada e da comunicação digital, a BBC Brasil deu início, em 1999, à página da empresa na internet.


Características

Apesar da página possuir alcance global, a BBC Brasil.com é um site com caráter de segunda e terceira geração, já que é uma página com extensão da rádio somente em determinados estados, como por exemplo os do Sul e Sudeste, incluindo o Espírito Santo, da Região Nordeste. Para os demais estados, a BBC Brasil ainda é inovadora, tendo seus serviços prestados apenas via internet.

A principal proposta da seção brasileira é a de integrar às notícias veiculadas na página, os diferentes tipos de mídia, desde textos interativos e movimentados, até os benefícios da mídia audiovisual.
O site é composto de tópicos que incluem, além da página principal ou Primeira Página, assuntos sobre economia, ciência e saúde, cultura e entretenimento, uma apenas para assuntos especiais – que se volta para diversas matérias sobre um único assunto, um Fórum de opiniões – onde o leitor pode incluir seu comentário sobre a matéria posta em discussão, Tempo e um tópico com “Aprenda inglês”, que traz assuntos sobre a língua e métodos de como aprender inglês.

No entanto, é importante ressaltar que apenas a Primeira Página possui atualização permanente e diária, de hora em hora, as demais são atualizadas aleatoriamente, o que quebra a visão de instantaneidade do site. Ainda nesta página, três colunistas – Ivan Lessa, Caio Blinder e Lucas Mendes – exibem comentários atuais, que são revezados de acordo com a atualização da página.

Apesar de ser um site com proposta de incluir interatividade durante a leitura das matérias, são poucos os textos que possuem hiperlinks voltados para outros sites, ou outras matérias sobre o mesmo assunto. É incluído apenas um link com “Leia mais” no fim de alguns textos, mas que remetem apenas a matérias veiculadas no próprio site, ou seja, o espectador não tem chance de ler outras opiniões, com visão diferenciada.

A página possui também um Newsletter, em que o leitor pode receber matérias por e-mail sobre os assuntos que lhe interessar e entrar em contato com os profissionais do site através do “Fale com a gente”, mas que, nem sempre é possível utilizar, já que possui uma determinada burocracia para autilizá-lo. Além dele, o receptor pode também enviar por e-mail os assuntos disponíveis no site. Por ser um site com imediatismo limitado e com pouca interação com o leitor, muitos erros podem ser percebidos durante a leitura dos textos, como podemos perceber no texto “Uma dos maiores objetivos da seção...”, exposto no tópico “Sobre a BBC”. Os erros permanecem, sem qualquer revisão e modificação.

Além disso, a página que fala sobre meteorologia não possui alcance de todas as capitais brasileiras, o que mostra que o site não atende, pelo menos, a maioria dos lugares do país.


Conclusão

O que se pode concluir, através desta análise, é que a BBC Brasil está em fase de construção e, por isso, ainda precisa dar espaço para muitas modificações. O site se torna pouco atraente quando retira a principal característica do noticiário on line, que é o imediatismo e a utilização das mais variadas mídias, que são pouco vistas na página.

Ao entender do grupo, o site BBC Brasil, assim como os demais países que possuem sua versão digital, têm como principal (ou único) objetivo difundir a “marca” BBC e a língua inglesa nesses países de atuação. Entretanto, tem como ponto positivo os bons colunistas (Blinder, Lessa e Mendes).





0 Comments:

Post a Comment

<< Home